quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meio Ambiente

        Se entende, pelo uso racional dos recursos naturais de acordo com seu anseio, de forma consciente e racional tendo em vista suas gerações futuras também utilizarem os recursos futuramente . “exploração Racional “ ( Barreto,2005)


   O atual modelo de produção capitalista acabou gerando uma série de desequilíbrios em diversos aspectos. Cada dia que passa o ritmo de produção aumenta gerando riqueza e novas tecnologias, porém a desigualdade social, a degradação e a poluição tornam-se cada vez mais presentes. O sistema vigente de produção acabou tornando-se caracteristicamente contraditório e excludente, pois favorece apenas uma pequena parcela da população mundial que consomem demasiadamente sem preocupação com os efeitos ambientais e com a desigualdade social gerada pela crescente concentração de renda na nossa sociedade. O consumo exagerado, o rápido esgotamento das riquezas naturais e a poluição fazem parte do contexto do sistema capitalista atual.

    Diante desta observação, surgiu a idéia de se criar um sistema que concilia desenvolvimento econômico, igualdade social e preservação ambiental. O desenvolvimento sustentável consiste em criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e inclusão social preservando o meio ambiente.

  O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades presentes de produção e consumo, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidade  O desenvolvimento sustentável busca o desenvolvimento econômico, científico e social sem euxarir os recursos naturais do mundo.

    No Brasil, a consolidação do processo de implantação do conceito de desenvolvimento sustentável segue o direcionamento da Agenda 21 elaborada na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Rio Eco 92). A Agenda 21 propõe uma nova relação entre produção, meio ambiente e desenvolvimento econômico, inspirada em uma noção de sustentabilidade baseada por uma visão econômica de preservação ambiental. A Agenda 21 representa uma proposta para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento sustentável quanto a exploração dos recursos naturais e preservação da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário