— O que costuma ser cobrado, com mais frequência, na parte de Geografia do Enem?
Inicialmente, é interessante ressaltar que o exame é caracterizado pela interdisciplinaridade .. na minha concepção, a geografia é de extrema importância ,porque além de contar com temas clássicos como: o espaço agrário brasileiro e suas características produtivas, a problemática urbanização e seus impactos sociais e ambientais, evolução dos processos produtivos e cartografia. A ciência é relevante em temáticas relacionadas a atualidades como por exemplo a crise econômica mundial e os BRICA`S . A questão energética mundial , recursos hidrológicos associada a degradação de mananciais e problemas ambientais contemporâneos normalmente estão associadas a prova de ciências da natureza, porém necessitam do embasamento geográfico.
— A maioria das questões abordam, em linhas gerais, tópicos de Geopolítica o Geofísica? Por que?
A geografia é uma ciência social pautada nas relações entre sociedade e natureza, progressivamente as subdivisões dentro da disciplina tendem a desaparecer, pois se encontram totalmente entrelaçados. Porém, em relação ao exame Enem é possível perceber que se comparado a outros vestibulares, temas de ordem física são muito utilizados tanto na prova de ciências humanas, como no embasamento para questões da prova de ciências da natureza. O vestibulando deve estar atento, pois muitas habilidades se misturam dentro de uma mesma questão .Por exemplo, o uso desregulado do solo (social) associando a erosão de encosta (físico) .
— Quais os tópicos que, a seu ver, têm mais chances de serem cobrados este ano?
As apostas são variadas porque o exame é caracterizado por conseguir abordar uma grande conjunto de temáticas. Dentre elas estão os agentes internos formadores do relevo, com ênfase no terremoto do Japão e suas conseqüências ; crise econômica mundial e seus persistentes ), impactos ( PIIG´s) ;problemas ambientais contemporâneos; questão energética mundial associadas as fontes de energia renováveis; fenômeno da globalização e suas características . Também aposto nas conturbadas sucessões presidências em paises árabes (Primavera Árabe), e em questões relacionadas ao problemático uso do solo na Amazônia.
— Quais as principais competências exigidas na parte de Geografia?
De acordo com as normas do exame, competências e habilidades exigidas em geografia
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no
planeta nas diferentes escalas.
— Vale a pena estudar tópicos que têm um grau de dificuldade maior, que em vestibulares, geralmente são cobrados na segunda fase? Quais o senhor aconselha que os candidatos evitem, nesta reta final?
Devemos levar em consideração que o exame Enem não tem por características buscar respostas que exijam do vestibulando um conhecimento muito especifico. Ao meu ver, o aluno necessita de um conhecimento geral de muitos temas, mas a o grau de exigência dos conteúdos é normalmente menor que nas segundas fases. Se o tempo estiver curto para os estudos, deixe de lado temas como conflitos étnicos mundiais, e geopolítica da Guerra Fria, pois normalmente não são muito cobrados no exame e requerem um bom nível de estudo e detalhamento.
— O Enem é uma prova com proposta interdisciplinar. Há tópicos de Geografia podem ser cobrados em questões de outras áreas? (Quais os principais)?
Sem sombra de dúvidas, ao meu ver a geografia é de suma importância no exame. Para exemplificar, na última prova (2010), a geografia foi fundamental para resolução de 26 questões na prova de ciências humanas e mais 6 questões na prova de ciências da natureza .
Há clara relação entre temas de cunho biológico (biomas, evolução de espécies , eutrofização de corpos hídricos ), relacionados a Física temos as fontes de energia e sua obtenção, na química a representatividade está relacionada aos problemas ambientais contemporâneos , qualidade da água, além de embasar questões relacionadas a atualidades.
— A leitura de jornais e revistas já é importante em qualquer prova de Geografia. Mas, nas questões do Enem, é ainda mais necessária? Por que?
Leiam , leiam e leiam. Além de promover o aumento do conhecimento , uma das principais queixas do exame é o tempo para sua realização, normalmente as questões apresentam enunciados muito extensos,o que pode provocar desconforto entre aqueles que lêem pouco. O vestibulando que adiquirir habito de ler, terá grande vantagem pois conseguirá assimilar a leitura da prova de maneira mais confiante e rápida . Acostumar –se a ler é fundamental para um bom desempenho. Boa sorte .
Nenhum comentário:
Postar um comentário